16 de nov. de 2012

Pastoral dos Coroinhas: Instruções Litúrgicas



OBJETOS LITÚRGICOS

Um coroinha deve conhecer os acessórios de culto de forma a que estes possam ser identificados sem deixar dúvidas. Para melhor familiarização com os mesmos é bom que se dirijam até à sacristia e os aprendam a reconhecer. Mas não se esqueçam: quem diz sacristia diz "silêncio" e "recolhimento". É lá que os Sacerdotes se aparamentam e preparam para as cerimônias. Também os acessórios de culto sobre tudo o cálice e a patena nos merecem a máxima veneração. 


ALTAR
A mesa em que o padre celebra a "Eucaristia". É o centro de toda a liturgia. O altar deve estar revestido com uma toalha branca, sobre a qual se colocam o crucifixo e as velas acesas.



ÂMBULA OU CIBÓRIO
É uma vasilha de diversos formatos e tamanhos com tampa. Destina-se a colocar as hóstias consagradas que serão distribuídas ao povo. É também usada para guardar as hóstias consagradas que sobrarem, as quais serão depositadas no sacrário. 



ASPERSÓRIO
Pequeno bastão de metal com o qual se asperge água benta sobre os fiéis.



CALDEIRA DE ÁGUA BENTA
Vasilha onde se coloca a água benta com o qual aspergirá os fiéis.



CÁLICE
Foi usado por Jesus na última ceia. É um dos objetos mais sagrados da igreja, porque se destina a receber o sangue de Cristo após a consagração. 



CASTIÇAL
Objeto usado para colocar as velas durante a Santa Missa. 



CASULA
Espécie de manto que o presbítero usa sobre a alva ou a túnica para a celebração da Missa. A cor varia conforme o tempo litúrgico. 



CÍNGULO
Cinto ou Cordão branco ou das outras litúrgicas com o qual se prende a alva à cintura.



CÍRIO PASCAL
Vela grande que simboliza o Cristo ressuscitado.



CREDÊNCIA
Mesinha em que ficam depositados os objetos sacros que seram usados durante a Missa e demais cerimônias religiosas. 



ESTOLA
Paramento litúrgico em forma de uma tira comprida, símbolo do poder sacerdotal. É usada, pelo presbítero, em torno ao pescoço, pendendo diante do peito. O diácono usa a estola a tiracolo sobre o ombro esquerdo, sacramentos, assim como para celebrar as bênçãos. A cor varia de acordo com o tempo litúrgico. A estola somente deve ser usada sobre a alva, a túnica, ou sobre a batina; não se usa jamais sobre um traje civil.



GALHETAS
Vasilhas em que são colocados a água e o vinho usado durante a Missa.



HÓSTIA 
Pequeno pedaço de pão ázimo(sem fermento) consagrado na Missa. É o verdadeiro corpo de Cristo. Antes da consagração se chama partícula. O padre usa uma hóstia maior apenas para que os fieis enxerguem de longe. 



INCENSO 
Resina aromática extraída de diferentes árvores. É queimado em determinadas celebrações: Missas Solenes, Adoração ao Santíssimo Sacramento. Simboliza a proteção, purificação, desejo de que nossa oração suba aos céus como sobe a fumaça.



LECIONÁRIO
Livros que contem as leituras que serão lidas na Missa. Há o Lecionário dominical (leitura do domingo), Lecionário Ferial (leitura par os dias comuns), Lecionário Santoral (leitura para as festas dos santos).



AMBÃO OU MESA DA PALAVRA
Estante ou púlpito em que o celebrante e os leitores proclamam a palavra de Deus.



MISSAL
Para celebrar a Missa o padre usa o livro maior, onde estão contidas as orações para as mais diferentes celebrações eucarísticas durante o ano litúrgico.



NAVETA 
Vasilha com formato de um pequeno barco usada para guardar o incenso que será colocado no turíbulo.



OSTENSÓRIO
Objeto onde se coloca a hóstia consagrada para adoração solene dos fiéis, para procissões ou bênçãos com o Santíssimo Sacramento. Também recebe o nome de custódia. 



PATENA
"Pratinho" dourado que fica sobre o cálice. Sobre a patena será colocada a hóstia maior, o corpo de Deus.



SACRÁRIO
Lugar em que se guarda as hóstias consagradas ou as relíquias dos santos. Deve estar num local de destaque na igreja, e perto dele, uma lâmpada acesa: sinal de presença de Cristo eucarístico ali. Em alguns lugares é chamado Tabernáculo.



SACRISTIA
Sala apegada a igreja onde se guardam as vestes dos ministros e os objetos destinados as celebrações, e também o lugar onde os ministros se paramentam. 



SINETAS
É uma campanhia em forma de pequenos sinos. O coroinha deve usa-la para chamar a atenção da assembléia na hora do santo e da consagração.



TECA 
Pequena caixa redonda, geralmente de metal, com tampa, em que se colocam as hóstias consagradas para levar aos doentes. Em geral os ministros a carregam numa bolsinha de couro ou tecido. 



TÚNICA
Veste longa, de cor branca, comum aos ministros de qualquer grau. 



TURÍBULO
Vasos utilizados para as incensações durante a celebração.



VÉU UMERAL
Manto retangular que o sacerdote usa sobre os ombros, ao dar a benção com o Santíssimo ou ao transportar o ostensório com Santíssimo Sacramento. 



JARRA
Vasilha que deve conter água limpa, junto a bacia, para lavar as mãos do ministro da celebração. 




 INSÍGNIAS EPISCOPAIS


SOLIDÉU
Peca de tela de forma arredonda e côncava que cobre a coroa da cabeça.



BÁCULO 
Bastão episcopal; Cajado que o bispo utiliza para as celebrações. Simboliza que o bispo é pastor. 



MITRA
Uma espécie de chapéu alto com duas pontas na parte superior e duas tiras da mesma tela que caem sobre os ombros. 



ANEL 
Simboliza a união do bispo com os fieis de sua diocese e, de maneira mais abrangente, a união do bispo com toda a igreja.





 PANOS DE ALTAR


CORPORAL 
Tecido em forma quadrangular sobre o qual se depõem o cálice com vinho e a patena com a hóstia.



SANGUINHO OU SANGUÍNEO
Tecido retangular com o qual o sacerdote, depois da comunhão, seca o cálice e, se for preciso, a boca e os dedos.



MANUSTÉRGIO
Toalha com que o sacerdote enxuga as mãos, após lava-las durante a missa.




Um comentário: